Insira aqui o seu email
para receber gratuitamente
as atualizações do site

Inscrições PROUNI 2014

PROUNI 2014 - Saiba como realizar as Inscrições PROUNI 2014, além de informações de Como Funciona o PROUNI e Como se Inscrever no PROUNI 2014





Inscrições PROUNI 2014 - O prouni foi instituído pelo Governo Federal em 2004, com intuito de fornecer bolsas de estudos para estudantes brasileiros com renda familiar ‘miníma’ e sem diploma superior em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Leia atentamente abaixo e saiba como se inscrever no Prouni 2014 e garantir vaga numa instituição de ensino superior.

Como Funciona o PROUNI 2014

Inscrições PROUNI 2014

Inscrições PROUNI 2014

O PROUNI é um programa criado pelo Governo Federal e que acontece através do Ministério da Educação para dar oportunidade aqueles que não tem condições financeiras suficientes para o ingresso em instituições privadas através de bolsas de estudos – tanto parciais, quanto integrais.

Para que possam concorrer a essa oportunidade os candidatos tem que atingir uma pontuação minima de 450 pontos, no ENEM 2013, caso queiram ingressar através do PROUNI 2014, e não zerar a redação desta. As bolsa integrais são para aqueles que tem como renda familiar um salário mínimo e meio. E a bolsa parcial com o valor de até 50% na mensalidade da faculdade escolhida, para estudantes que tiverem renda familiar maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos.

Outra regra imposta é de que para concorrer a bolsa antes de fazer a inscrição Prouni 2014 é ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral da própria instituição. O estudante pode também ter feito parcialmente o ensino médio em escola pública e uma parte dela em uma instituição particular, atuando como bolsista integral, possuir alguma deficiência ou até mesmo ser professor da rede pública de ensino básico que esteja exercendo o magistério e deseja ingressar na Universidade para estudar cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Inscrições PROUNI 2014

As inscrições PROUNI 2014 são realizadas exclusivamente pela internet, estas geralmente se iniciam em janeiro. O candidato precisa preencher o curso que deseja cursar e optar por até duas instituições de ensino. Caso o estudante não seja chamado, poderá se inscrever novamente no segundo semestre, para o ingresso a outra etapa.

O Prouni possui o sistema de cotas para aqueles que preenchem em seu formulário que são negros, pardos, índios ou com alguma deficiência, entretanto os mesmos devem cumprir os outros requisitos para se candidatarem a bolsas pelo Prouni 2014. Quando acabar o prazo de inscrição PROUNI 2014, será apresentado a classificação dos estudantes conforme as notas obtidas no Enem pelos respectivos. Sendo assim, haverá a pré-seleção entre os cursos desejados, e de acordo com as instruções divulgadas no site, estes deverão comparecer à instituição para a efetivação da matrícula.

Resultado PROUNI 2014

O resultado do ProUni 2014 é viabilizado em duas chamadas regulares e pouco dias após o termino das inscrições. Restando vagas ainda, os estudantes que não forem selecionados para o curso de primeira opção, poderão participar da lista de espera, no caso, esperando a desistência de um em um dos cursos de interesse.

Se deseja mais informações sobre o ProUni 2014 acesse os seguintes sites: http://prouniportal.mec.gov.br - http://siteprouni.mec.gov.br e tire todas as suas dúvidas.